História do Egbé Ifá & Orisha Agbonniregun Aworeni - AXÉ CASA GRANDE

    



  O AXÉ CASA GRANDE é a denominação mais difundida das Religiões Afro-brasileiras, a palavra Casa Grande se originou nos primórdios do trafico de negros no Brasil e com as instalações das grandes fazendas e Senzalas, no qual designa a chegada dos escravos trazidos de África mais propriamente vindos da Nigéria, Togo e Benin forjando nossa cultura diversificada.
Como nas demais religiões de origem africana no Brasil (Candomblé, Umbanda, Xangô, Xambá, Batuque e outras).
 O AXÉ CASA GRANDE se caracteriza por ser uma casa iniciática de transe e possessão, onde tradicionalmente as iniciações são demoradas, sendo realizada com grande discrição no recinto do barracão onde poucas pessoas recebem os graus mais elevados ou a iniciação completa por ser uma casa que preza por fundamentos tradicionais.
 A discrição no transe e no comportamento em geral é uma característica marcante no AXÉ CASA GRANDE considerado por muitos uma “Sociedade de cultura Africana secreta” onde nos recintos mais sagrados do culto espalhados em torno do ambiente da roça de vodun e orixá onde esta instalado o Barracão central só adentram os iniciados mais graduados.
 No AXÉ CASA GRANDE cerca de noventa por centos dos participantes do culto são do sexo feminino e por isso, alguns falam num futuro matriarcado neste AXÉ. Os homens desempenham principalmente a função de Ogãns e Ojés, também se encarregam de certas atividades do culto, como matança de animais e do transporte de certas obrigações para o local que devem ser depositados e outros.
 O AXÉ CASA GRANDE foi fundado em 1998, em Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro, tendo como principal designação espiritual difundir a cultura Africana no Brasil, seu fundador o Babá Ifábulujè Aworeni Odusolá possui fundamentos iniciáticos na nação Jeje - Nagô Vodun, nos cultos de Ifá, Egungun e Umbanda,  provenientes de sua longa trajetória espiritual, ao qual procura somatizar seus conhecimentos e sempre esta aberto a novas lições, assim compreende que o aprendizado constante em sua vida faz parte de uma grande evolução espiritual e pessoal.
 O AXÉ CASA GRANDE é único, possuindo suas particularidades e singularidades tais  como suas diversificações culturais, dentro dos quais se destaca o culto a Egungun e a Ifá. O modelo de culto do AXÉ CASA GRANDE é grandemente influenciado pelos cultos e tradições diretamente ligados as ramificações que o fundador vivenciou durante sua trajetória espiritual.
 No barracão do AXÉ CASA GRANDE é comum a realização da cultura popular brasileira assim como os sambas de caboclo e as correntes de pretos – velhos entre outras tradicionais da cultura brasileira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Candomblé JEJE

Raiz do Egbé Ifá & Orisha Agbonniregun Aworeni - Axé Casa Grande